#1. Dicas de Limpeza

#1. Como retirar nódoas de carpetes

Tendo em conta que teremos de passar mais tempo nas nossas casas, embora não o tenhamos desejado, agora dispomos de mais tempo para arrumar e limpar. Por outro lado, também sujamos mais e para quem tem crianças a correr de um lado para o outro, o dia todo, ou mesmo animais de estimação, que é o meu caso, os cuidados terão de ser redobrados. 

Como tal, semanalmente vão poder ler aqui no blog algumas sugestões, simples e de baixo custo, para limpeza de vários artigos do lar.

Hoje deixo-vos uma dica sobre como retirar nódoas de carpetes. Nódoas estas originadas por sumo, leite, lama ou mesmo de urina do seu animal de estimação.Para todas as sugestões, deverá utilizar sempre um pano branco e limpo, para que as cores não sejam transferidas de um lado para o outro. 

A primeira fase da limpeza é imediatamente à nódoa ter surgido na carpete. Deverá primeiro absorver o máximo de sujidade, com o pano branco, mas sem nunca esfregar.

De seguida, sugiro que misture vinagre com água, 50% de vinagre e 50% de água, idealmente num borrifador para mais facilmente atingir a zona afectada. Caso não disponha de um borrifador, sugiro que utilize qualquer tipo de recipiente limpo que tenha em casa. 

Após borrifar a nódoa, deixe atuar o produto cerca de 10 mn. De seguida enxágue com um pano branco seco, limpo, ou utilize um aspirador de água caso tenha para absorver. Por fim deixar secar naturalmente.

O que não recomendo fazer de todo é esfregar na nódoa, pois irá piorar a situação e danificar o pêlo da carpete. Não recomendo ainda a utilização deste produto de limpeza, vinagre, para carpetes em material sisal. 

No entanto, poderá também utilizar esta solução de limpeza para desinfetar, remover cheiros desagradáveis ou mesmo dar vivacidade às cores das carpetes.

Boas limpezas!

Bárbara Brandão