Para além de, por vezes, ser difícil escolher a carpete para a tua casa também te deparas com dificuldade na escolha do tamanho ideal ?

Nenhuma casa é igual e não se deve cingir à regra. Sabemos que existem, por vezes, colunas no meio da sala ou não existe muito espaço aos pés da cama, e então aí teremos que ter tudo em consideração. Mas não te preocupes, deixamos-te aqui algumas dicas sobre o tamanho ideal da carpete.

Numa Sala de Jantar, deves ter em atenção o seguinte: deixar no mínimo 50cm a 60cm para fora da mesa, portanto, imagina que o tampo da mesa tem por volta de 1,20 x 2,00, a carpete deve ter pelo menos 2,00 x 3,00, para que as cadeiras estejam totalmente em cima da carpete. Se optares por um tamanho inferior, corres o risco de que o efeito pretendido se torne o oposto.  

Se existir bastante espaço, na tua sala de jantar, poderás usar e abusar de uma medida superior a 2,00 x 2,90. Se a mesa de jantar for redonda, sugerimos que acompanhes igualmente com uma carpete redonda.

Na Sala de Estar, já terás uma maior liberdade na escolha do tamanho. Para conseguir uma decoração harmoniosa, recomendamos que pelo menos a carpete acompanhe o comprimento do sofá.

No quarto, poderás optar, por várias soluções, mediante a rotina do dia-a-dia  e/ou o tamanho do espaço disponível. Poderás optar por: dois tapetes nas laterais, ou três tapetes (um aos pés da cama e dois nas laterais), ou,  por colocar uma carpete grande a abraçar toda a cama.

Se decidires por colocar dois tapetes deverás deixar 10 cm da cabeceira da cama e a mesma distância aos pés da cama. Permitindo assim um rebordo em que se veja o chão.

 

Para uma carpete grande, esta terá que sair da cama no mínimo 65 cm. Há quem opte por a encostar à parede ou a coloque a partir das mesas cabeceiras. Isso já depende do gosto de cada um.

 

Na casa-de-banho, tudo vai depender da disposição do espaço, no entanto, sugerimos que uses um tapete em formato quadrado ou mesmo redondo.Fica muito harmonioso e bonito.

 

No  “nosso mundo dos tapetes” já existem tamanhos standarizados que facilitam a decisão, contudo, poderás ainda optar pelas colecções por medida com a vantagem de obteres o tamanho perfeito!

 

Bárbara Brandão