Poderei limpar um sisal em Casa?

Esta é uma das questões frequentes que as nossas clientes nos colocam.

Poderá limpar em casa um tapete sisal natural, mas não é o mais aconselhável. Apesar do Sisal ser composto por material natural e bastante resistente, quando falamos de limpeza este torna-se mais vulnerável. 

Habitualmente, tendem a aparecer manchas de água, ao longo dos anos, devido à humidade ou outro tipo de sujidade. Quando isto acontece a única esperança para atenuar ou remover as manchas é através da lavagem de todo o tapete.  

No entanto, caso pretenda mesmo lavar o sisal em casa sugerimos que utilize Vanish Carpex. Este produto é um dos melhores para limpar e facilmente o encontrará num supermercado. No próprio frasco terá indicação da quantidade ideal a utilizar com água. Não aconselho a esfregar pois poderá danificar as fibras naturais. No final, deverá ter o cuidado de deixar secar bem. 

Se o seu tapete for imitação de sisal, não terá qualquer problema. Cuidado apenas para o caso das cores serem muito fortes, pois poderá desbotar a cor se o deixar a secar muito tempo ao sol.

Na minha opinião o ideal será mesmo o sisal natural ser limpo por profissionais. Normalmente, o sisal traz uma borracha nas costas e basta um pequeno descuido, como a quantidade de água, para que a borracha salte e não se esqueça também que sendo um produto natural tem tendência a minguar. Aqui fica a sugestão.

Até já!

Bárbara Brandão