Partilha
Cortinas Personalizadas
Sexta-feira 29 Dezembro
Cortinas Personalizadas
No vasto universo das cortinas, existem várias opções de tecidos, formatos, posições e formas de fixação.Neste artigo, iremos focar-nos exclusivamente nos tipos de costura e tecidos disponíveis.
A escolha do tipo de costura varia mediante : gosto pessoal, a decoração existente e o espaço disponível. Por exemplo, enquanto as cortinas de onda tendem a ocupar mais espaço por terem um maior volume, as cortinas franzidas ou de leques dispõem de metade do volume oferecendo uma estética diferente.
Tipos de Costura:
- Costura Franzida: um clássico presente em muitos lares, especialmente em ambientes rústicos.

- Costura Macho: um formato clássico que se mantém intemporal, oferecendo um visual bonito, simples e discreto.

- Costura de Leque: uma opção clássica, considerada requintada e agradável.

- Costura de Onda: moderna e simples, perfeita para quem procura um visual mais alinhado e retilíneo.

- Costura com Ilhós: elegante e moderna, semelhante à costura de onda, porém, usada com varão o que exige ajustes frequentes.

Em todos estes tipos de cortina, é possível escolher o tipo de acabamento na parte inferior. A mais discreta é o fio de chumbo.
Para quem procura mais elegância e charme, a costura bainha ou barra é uma excelente opção, variando a altura da barra de acordo com a altura da casa.
Tipos de Tecido:
- Tecido Voil: leve, suave, fluido e transparente, usado nos dias de hoje, disponível em diversas cores e estampagens, pode ser combinado com tecidos mais robustos. Este tipo de tecido tem um custo acessível, mas a sua durabilidade é mais reduzida comparado com tecidos mais robustos. É ideal para criar uma atmosfera suave e etérea.

- Tecido Veludo: representa nobreza e luxo, ideal para casas clássicas ou contemporâneas, oferecendo calor e bloqueio de luz. Este tipo de tecido dá a sensação de conforto e aconchego, mas pode ser mais difícil de limpar e requer cuidados específicos. Para ambientes clássicos e opulentos, os veludos são perfeitos, dando um toque de luxo com cores profundas e padrões ricos.

- Tecido Linho: elegante e natural, adapta-se a uma variedade de estilos de decoração, mas requer cuidados específicos de limpeza para manter a sua beleza. Este tecido é bastante delicado devido às humidades e manchas, exigindo um cuidado específico. Funciona bem em ambientes que procuram uma estética natural e orgânica, complementando sua elegância natural com cores neutras e tons terrosos.

Tecido Linho natural
- Tecido Seda: luxuoso, proporciona requinte e beleza atemporal. No entanto, necessita de atenção especial, como por exemplo evitar a sua exposição prolongada ao sol para não desbotar ou danificar e requer uma limpeza profissional para preservar o seu estado. Este tecido consegue transformar a estética do espaço de forma marcante, podendo ser encontrado em uma grande variedade de cores. Ambientes requintados e sofisticados procuram seda, realçando a sofisticação com tons neutros e detalhes refinados, combinando acessórios elegantes e mobiliário clássico.

- Tecido de Algodão: popular pela sua suavidade e conforto, adapta-se a diferentes estilos de decoração. No entanto, requer atenção na limpeza para evitar que encolha e cuidados frequentes para manter sua aparência. É escolhido para criar uma atmosfera descontraída e confortável, mantendo a sensação de relaxamento com cores suaves e padrões simples.
- Tecido Poliéster: resistente, prático e de manutenção simples, oferece imitações de tecidos naturais a um preço mais acessível, embora possa não proporcionar a mesma sensação tátil de tecidos naturais.
Explorar os tipos de costura e tecidos disponíveis, para cortinas personalizadas, oferece-nos a oportunidade de personalizar cada ambiente de acordo com o gosto e estilo pessoal. Desde a nobreza do veludo, à leveza do voil ou à praticidade do poliéster, cada opção não apenas molda o visual mas também o ambiente de cada espaço. Investir tempo na seleção consciente de cortinas transforma os ambientes em reflexos verdadeiros de estilo e personalidade individuais.
Desejo que este artigo te tenha ajudado na escolha das tuas cortinas personalizadas.
Bárbara Brandão
O que achaste deste artigo?