O tapete é um acessório de decoração, para uso domestico ou mesmo comercial. Como tudo, é muito importante haver manutenção dos materiais, tanto a nível de higiene, como de conservação. É essencial para a saúde de toda a família, que os tapetes mantenham-se limpos e arejados, principalmente por causa da poeira acumulada que pode causar alergias a pessoas mais sensíveis. Sim, um tapete retém as partículas de pó que circulam no ar, mantendo-as longe das vias aéreas até à próxima aspiração.

A MELHOR FORMA DE PRESERVAR OS SEUS TAPETES

A manutenção dos tapetes é muito importante para garantir a sua beleza e durabilidade. Para preservar a beleza e aparência de uma carpete durante mais tempo, recomendamos que seja aspirada pelo menos duas vezes por semana. Aconselhamos o uso de aspiradores com escovas rotativas suaves (embora não seja aconselhável para carpetes de pêlo alto tipo shaggy).

É essencial dar rotatividade às carpetes, também não deixar expostas à luz solar directa, pois esbate as cores e danifica as suas fibras. A sua limpeza deve ser realizada com produtos que não agridam a composição do seu tapete. Existem vários tipos de matérias primas que deveremos ter em atenção:

  • Matérias primas naturais, nomeadamente, a lã, a seda, o algodão e o sisal.
    Estes produtos recomendamos sempre, a limpeza profissional, pois é necessário um cuidado redobrado na sua limpeza.
  • Matérias primas sintéticas, como o acrílico, o polipropileno, o poliéster e a poliamida. Este podem ser lavados em casa, mas sempre com cuidado, deve-se utilizar produtos específicos para cada tipo de matéria prima.

Pode-se recorrer a produtos caseiros para limpar tapetes, porque eles não agridem como os produtos industrializados.
Por norma, estes produtos estão presentes no nosso lar:

  • detergente líquido;
  • sabão neutro;
  • bicarbonato de sódio;
  • VINAGRE.

O vinagre é um dos ingredientes caseiros mais utilizados para limpar tapetes, pois ele dá vida às cores. O bicarbonato ajuda a neutralizar os odores. Um dos cuidados fundamentais a ter depois na limpeza é a forma como seca o seu tapete:

  1. Certificar-se que os produtos usados na limpeza, foram retirados na totalidade;
  2. Nunca por a secar o tapete pendurado em fio de arame, pois ira ficar com o jeito/vinco, ou em cima de muros arreados, pois quando for a retirar poderá danificar a trama;
  3. Ter a certeza de que o tapete esta bem seco.

 

COMO TIRAR NÓDOAS DE TAPETES

As nódoas estão presentes em todas as coisas, por isso, é muito importante aprender a removê-las de forma eficaz e com cuidado para não danificar o aspecto do tapete. O ideal é ser removido logo de imediato, começando por identificar o tipo de nódoa:

  • café, misture uma parte de vinagre branco para duas partes de água e depois passe uma esponja com esta mistura na carpete, sendo que para enxugar, deverá fazer com um pano limpo e seco ou papel absorvente;
  • bebidas alcoólicas, uma colher de detergente líquido e dois copos de água fria, misturar bem e esfregar suavemente até o líquido ser absorvido. Depois retire o máximo, com um pano limpo e seco ou papel absorvente;
  • vinho tinto, cobrir a mancha com um pouco de sal, e deixe actuar durante 20 minutos. Depois, deverá limpar toda a área afetada com uma mistura de 1/3 de vinagre e 2/3 de água;
  • chocolate, enxugue rapidamente passando um pano molhado em água quente. Caso não saia, esfregue gelo, com paciência;
  • manchas de doces e açúcar, esfregar com uma esponja molhada numa solução de água e álcool;
  • urina de cão, uma parte de vinagre ( vinagre de vinho ou de maça), para 3 partes de agua. Humedeça o local da mancha e em seguida polvilhe com bicarbonato de sódio.

Assim sendo, após identificar o tipo de nódoa, comece por seguir o seguintes passos:

  1. Retirar na totalidade o produto derramado com um pano limpo de algodão;
  2. Molhe a nódoa do tapete com a solução indicada a cada tipo de mancha, esfregue a região delicadamente com uma esponja macia e finalize retirando os resíduos com um pano seco ou papel absorvente.

 

TAPETES DE PELO ALTO

Os tapetes de pelo alto dão textura e relevo à decoração. Para limpar tapetes de pelo alto, use com cuidado o aspirador. Em seguida prepare uma mistura de detergente neutro ou mesmo o vinagre e água e humedeça todo o tapete. Com uma escova macia, escove o tapete com cuidado, sempre no sentido do pelo, isso também removerá as sujidades mais difíceis. Finalize a limpeza dos resíduos com um pano molhado com água limpa e coloque o tapete para secar em um ambiente arejado. Faça essa limpeza uma vez ao mês, ou de acordo com as suas necessidades.

 

COMO TIRAR ODORES DESAGRADÁVEIS DOS TAPETES

Com o tempo, os tapetes vão acumulando odores indesejáveis como de cheiro do tabaco, gordura, alimentos diversos, e muito mais. Para se livrar dos odores desagradáveis dos tapetes, basta limpá-los com bicarbonato de sódio aromatizado, seguindo as instruções:

  1. aspire bem a carpete, de forma a ficar limpa de todas as impurezas;
  2. espalhe o bicarbonato de sódio sobre o tapete, e deixe actuar durante algumas horas;
  3. Para finalizar é só aspirar a carpete.

OU

  1. aspire bem a carpete, de forma a ficar limpa de todas as impurezas;
  2. Misture agua e vinagre branco numa bacia, na mesma proporção. Com uma esponja macia vá aplicando a solução sobre a carpete, quando finalizar passe por toda a carpete uma toalha limpa e seca para absorver o excesso do liquido, deixe arejar sem apanhar sol directo.

Com estas duas opções de limpeza, o tapete ficará fresco e limpo, tornando o ambiente ainda mais agradável e aconchegante para as pessoas da família e visitas.